projeto natal
Imagino aqui que ninguém conheça a feira de jogos eletrônicos E3. Ela acontece lá nos Steitis. A grande sensação foi a apresentação da Microsoft do seu secretíssimo Project Natal.
A diferença entre o Project Natal e o Wii é que no primeiro não existe controles. Você simplesmente faz os movimentos, no ar, e a câmera traduz o movimento. Muitas intalações de arte digital usam esse recurso (ele em si não é revolucionário). Ah, e ainda tem os comandos de voz.
Eu poderia aqui dar mais conteúdo ao assunto. Torná-lo mais consistente. Uma ótima oportunidade para mostrar aos amigos que me sacaneiam pelo fato de meu mestrado misturar video games e arte digital. Poderia falar da importância dos gestos, como fez Ian Bogost no seu blog. Ou então, poderia mostrar os inúmeros textos em português do povo da Realidade Sintética que estuda os jogos eletrônicos no Brasil.
Mas, ouvindo o podcast da revista digital Gameblog (sorry, em francês) o que eu achei mais interessante, é que o Project Natal tem esse nome porque o responsável dentro da Microsoft é um brasileiro de... tchan-tchan... Natal. :-) Voilà. Ele presta uma homenagem à sua cidade querida.
Muito bom, não?